Construções Irregulares e Seus Riscos
Um problema sério e crônico nas cidades brasileiras, as construções erguidas irregularmente, apenas com as ideias do proprietário esboçadas em um papel qualquer e as "habilidades práticas" dos pedreiros, sem a participação e a responsabilidade técnica de um arquiteto ou engenheiro civil, só fazem aumentar. Desabamentos deste tipo ocorrem aos montes no país, muitos nem são divulgados na mídia, mas as pessoas continuam cada vez mais ignorando as leis e construindo tudo o que podem apenas com a ajuda de um pedreiro (da sorte e de Deus, claro!). Vejo no meu dia à dia profissional que as pessoas sempre acham uma desculpa (arquiteto custa caro; é só uma reforminha, não precisa de arquiteto; meu dinheiro não dá pra contratar um arquiteto, mas dá pra comprar aquele porcelanato caríssimo; etc, etc.) para justificar o desejo de construir do jeito que bem entenderem.
Nas cidades da região de Campinas, SP, não é diferente. Basta uma voltinha pelas ruas das cidades e vemos várias obras sendo erguidas sem projeto e acompanhamento técnico de um profissional. São puxadinhos, reforminhas, ampliaçõezinhas e obras grandes também. Ninguém fiscaliza e a população também não faz a mínima questão de respeitar as leis.
Mais do que nunca, é preciso que as pessoas parem de achar que construir nos dias atuais é igual construir nos tempos de seus avós. Não é. As técnicas construtivas mudaram, as leis mudaram, a qualidade da mão de obra mudou, enfim é preciso entender que hoje para iniciar qualquer obra com segurança e qualidade, é imprescindível (além de ser uma obrigação legal) contar com o auxílio de um arquiteto ou um engenheiro civil, ter um projeto detalhado em mãos e principalmente ter estes profissionais acompanhando tecnicamente a execução.
Kommentare